Bocaiúva

Postado por: SAMUEL HEIMBACH CAMPOS

Acronomia aculeata

ARECACEAE

Palmeira com altura de 10-15 m com tronco de 20-30 cm de diâmetro. Algumas plantas conservam no tronco os remanescentes da base das bainhas foliares por muitos anos, geralmente cobertos de espinhos escuros e compridos. Possui folhas com espinhos de 4-5 m de comprimento e frutos agrupados em cachos de 70-80 cm de comprimento.

Bocaiúva, chiclete-de-baiano, coco-baboso, coco-de-catarro, coco-de-espinho, macacauba, macaíba, macaibeira, macajuba, macaúba, macaúva, mucaia, mucajá e mucajaba.

A bocaiúva é uma palmeira nativa das florestas tropicais, habita áreas abertas e com alta incidência solar, desenvolve-se bem em solos arenosos, porém, desenvolve-se melhor em locais onde há solos férteis. É uma planta pioneira e tolerante ao fogo, podendo ocorrer muitas vezes associada às encostas rochosas.

A bocaiúva é tradicionalmente submetida à extrativismo, sendo amplamente utilizada em âmbito doméstico pela comunidade pantaneira, sendo comercializada de forma incipiente, nesta e em outras regiões brasileiras como, por exemplo, a madeira para construção, a seiva para elaboração de bebidas, as folhas como forragem para o gado, as fibras do endocarpo como carvão ou substituto para brita e, a semente para fabricação de doces e extração de óleo comestível e cosmético.

Compartilhe:
Veja também